Que tal aproveitar o melhor que Ait Benhaddou tem para oferecer? O Viver a Viagem passou dois dias na cidadela em dois lugares diferentes e divide a experiência com você.
Antes leia o post Ait Benhaddou – um tesouro marroquino para conhecer mais sobre o local.
O ksar é lindo e vê-lo no por e nascer do sol era algo obrigatório para mim. Eu precisava vivenciar isso; não simplesmente passar uma tarde. Eu também queria ficar hospedado dentro das muralhas, num kasbah antigo e cheio de história. Para isso precisei ficar dois dias, um em cada contexto.
Para o nascer e por do sol busquei um lugar com um terraço de frente para o vilarejo e sem obstrução alguma. Escolhi a pousada Fibule D’Or. Mais tarde descobri que lá havia sido a primeira casa construída quando as pessoas começaram a abandonar o ksar ainda nos anos 40, em busca de mais estrutura e casas de alvenaria do outro lado do rio.
Os dois irmãos Hamid e Elhoussain moraram na casa quando crianças. Seu pai havia colocado a primeira pedra da casa na qual hoje operam como a pousada.
No dia anterior havia revirado a cidadela e a fotografado de tudo que é jeito e sobre todo tipo de luz. À noite, do terraço não vi nada além do breu de um lugar sem energia elétrica, apenas a luz de velas. Estava ansioso para dormir lá!
No dia seguinte, segui para o Kasbah Tebi, um dos dois ou três hotéis intramuros. Sendo bem sincero, nada havia me preparado para a experiência da noite.
O kasbah é original e recentemente fora restaurando. Mohamed o tem na família há 400 anos. Tudo é feito com muito carinho e restaurando nos mínimos detalhes para manter a estética original, claro, com um toque de requinte – imagino que mesmo que quisessem inventar alguma coisa seria difícil já que o ksar inteiro é considerado patrimônio da UNESCO.
Tudo simplesmente mágico!
Não deixe de ver o maravilhoso e mais completo ensaio que o Lufe fez para o Life by Lufe e assista ao vídeo.
Gostou? Saiba que você também pode ficar em ambos. O Viver a Viagem divulga sempre experiências tangíveis a qualquer leitor. Clique nos links para maiores informações e reservas.
Referências e Notas Explicativas