Vai para a Europa e quer comprar um chip para o seu celular? Agora é possível viajar por 31 países sem precisar trocar de chip e ter roaming internacional gratuito.
Pois é, desde de junho de 2017 está em vigor a resolução da União Européia que impede a cobrança por roaming internacional dentro os países da Comunidade Europeia. Agora, numa viagem pelo continente, você pode comprar um simcard num país e usa-lo nos demais países sem precisar adquirir outro chip ou plano.
Leia também Expedição metrópoles europeias
O roaming gratuito funciona em 31 países, 28 do Espaço Econômico Europeu, e mais três da Associação Econômica Européia. O Reino Unido está incluso até a efetivação do Brexit (2019), a não ser que seja firmado algum acordo específico.
Lista de países: Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Tcheca, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, Romênia e Suécia.
Mônaco, Andorra, San Marino e Suíça não participam do acordo.
Até 2020 outros seis países se juntarão ao acordo: Georgia, Ucrânia, Azerbaijão, Armênia, Moldova, e Bielorrússia.
Contudo, há operadoras como a Vodafone com acordos especiais. No caso da Vodafone, há 40 países e territórios com roaming gratuito como: Turquia, Albânia, Bosnia e Hezergovina, Ilhas Faroe, Gibraltar, Mônaco, San Marino e Suíça.
Quanto custa?
O preço varia de país para país e de operadora. Esteja preparado para investir entre 25 e 50 euros num plano com roaming internacional sem custo com validade de 30 dias.
Documentos necessários
A operadora pedirá seu passaporte e endereço onde está hospedado. Outro detalhe importante é ter consigo um telefone desbloqueado. Do contrário, de nada adiantará.
Operadoras, planos e lojas
Após descobrir as melhor operadoras do país no site Prepaid Data SIM Card Wiki acesse o site de cada uma das operadoras para obter mais informações sobre o planos e tarifas. Inclusive a localização das lojas.
Vale a pena comprar simcard internacional?
A Vodafone tem a maior cobertura da Europa. Compare os países cobertos pela operadora com e os destinos que você pretende visitar.
Muitos chips internacionais são caros, têm velocidade e pacote de dados reduzidos. Acaba saindo mais caro do que comprar um chip europeu com roaming gratuito.