Que tal conhecer duas regiões em Seul para se divertir? Gosta de shows, casas noturnas, feira ao ar livre, compras e arte? Visite Hongdae e Myeongdong; dois lugares super interessantes.
Hongdae
Seu nome Hongdae (홍대) é uma abreviação para Hongik Daehakkyo (홍익대학교), ou Universidade Hongik, uma das mais conceituadas e prestigiadas universidades de arte da Coréia do Sul. A região é conhecida pelo seu espírito jovem, arte urbana e bandas indies que tocam pelas ruas e bares. No início dos anos 90, graças ao baixo custo de aluguel, músicos e artistas se mudaram para lá e estabeleceram seus ateliês. Hoje, muitos destes foram transformados em cafés ou espaços para música ao vivo. A área tornou-se referência de cultura alternativa e berço de outras subculturas. Galerias de arte, estúdios, teatros, lojas de design, arte de rua, lojas de HQ, cafés, bares, restaurantes, casas noturnas, noraebang (karaoke) e seus coloridos neons atraem locais e turistas. Hongdae é uma região consideravelmente vasta. Seja dia, seja noite explore-a com tempo.
Gosta de show ao vivo? Conheça o Live Club Day. Toda última sexta-feira do mês, a compra de um ingresso no valor de KRW 20,000 (USD 18,00) dá acesso a uma dezena de casas noturnas de jazz, rock, hip hop e EDM em Hongdae pelo preço de uma entrada. Faça uma viagem musical!
Gosta de feira ao ar livre? Durante os sábados, entre às 13h e 18h artistas se reunem no Hongdae Park, montam suas tendas e vendem seus produtos. Durante este período há música ao vivo e eventos nas ruas.
Quando estive lá me aventurei num noraebang (karaoke). Pode ser um pouco desafiador para quem não conseguir ler coreano (aprenda a ler coreano neste post). Não se preocupe, se a dificuldade bater peça ajuda para o pessoal que trabalha lá.
Esta atmosfera única faz de Hongdae uma região sempre cheia de gente e entretenimento. É um destino certo para a diversão.
Myeongdong
Após a Guerra da Coréia e o crescimento econômico dos anos 60, a área floresceu junto com a renovação da cidade. Muitas lojas de departamento, shopping centers, restaurantes e lojas de grife se instalaram por lá. Nos anos 70, tornou-se um lugar popular entre os jovens da capital. Além de ser um dos principais eixos comerciais e financeiros, foi também durante os anos 80 e 90 um importante palco para protestos e manifestações. O centro financeiro é dividido entre Myeongdong e Yeouido, onde a Bolsa de Valores Coreana está localizada. Grandes companhias de seguro, serviços financeiros e investimentos têm suas sedes na região. Há muitas lojas, restaurantes, comida de rua e noraebang (karaoke). A noite na região é igualmente agradável, contudo, mais voltada ao comércio se comparada a Hongdae.
Ambas as regiões são ótimas. Tenho boas memórias de caminhar pelas ruas cercadas por neons, comer em pojangmacha (barraquinhas de rua que servem comida – confira o post das comidinhas de rua) e bebericar soju, cantar no noraebang (karaoke), ver performances de k-pop nas ruas e fazer compras a bons preços. Não cheguei a ir a uma casa noturna; contudo, li que a noite coreana pode ser bem animada para os baladeiros. Há muitas casas noturnas em Gangnam, Apgujeong-dong e até mesmo em Hongdae.
Como chegar?
Para chegar em Hongdae pegue a linha de metrô verde (2) e desça na estação Hongik University. Saia pela saida 8 ou 9. Ao sair pela saída 8 ou 9 do metrô Hongik University há duas opções: 1) vire à esquerda e você adentra uma área com vários restaurantes, bares e pojangmacha (barraquinhas de rua que servem comida – confira o post das comidinhas de rua); 2) vire a direita e você entra na área cheia de lojas. É possível também pegar a linha azul e descer na estação com o mesmo nome.
Para chegar a Myeongdong pegue a linha de metrô azul claro (4) e desça na estação Myeongdong. Saia pelas saídas 5, 6, 7, 8, 9 ou 10.
Faça sua reserva para Seul pelo Viver a Viagem e ajude a manter o site. Não vai custar nenhum centavo a mais para você.
Referências e Notas Explicativas