Vai para o Japão e quer economizar no deslocamento interno? Conheça tudo sobre o passe ferroviário Japan Rail Pass (JR Pass): o que é, quanto custa, quem pode adquirir, como comprar e usa-lo. O Viver a Viagem esteve no Japão, utilizou o passe e conta como foi.
Assim como na Europa e em outros lugares no mundo, o trem é amplamente usado no Japão. Levando em conta o tamanho do país, a malha ferroviária é uma das mais perfilhadas do mundo.
- O que é o Japan Rail Pass?
- Quem pode comprar?
- Qual sua abrangência?
- Tipos e valores do passe;
- O passe vale a pena para você?
- O passe tem validade?
- Há limitações?
- Como comprar?
- Como usar?
O que é o Japan Rail Pass?
A cultura do uso do trem somada ao alto desenvolvimento do país criou uma infraestutura única. Locomover-se pelo Japão é muito fácil. Associando essa estrutura ao turismo a companhia nacional Japan Railway lançou um passe para baratear o transporte em suas linhas.
Quem pode comprar
- Estrangeiro visitando o Japão com visto de turismo – outros tipos de visto não gozam do benefício do passe;
- Japonês vivendo fora do Japão sobre certos critérios:
- Deter o direito de permanência no país em que reside;
- Ser casado com com um não japonês e viver noutro país;
A abrangência do passe
O Japan Rail Pass abrange todas as linhas de trem da JR (local, expresso, rápido e trem bala), monotrilho de Tóquio, ônibus locais da JR e o Miyajima ferry.
Trem
Confira o mapa detalhado em pdf.
As linhas de trem do Japão são geridas por uma companhia chamada Japan Railway (JR) e por companhias privadas. Para melhor administração, as linhas da JR são divididas em seis outras companhias regionais (JR Hokkaido, JR East, JR Central, JR, West, JR Shikoku e JR Kyushu).
Em março de 2015 foi inaugurado a linha Hokoriku do trem bala: trecho que liga Nagano a Kanazawa. A extensão viabilizou a conexão direta entre Tóquio e Kanazawa. No caminho passa pela cidade de Toyama – uma das portas de entrara para os Alpes Japoneses.
Em março de 2016 foi inaugurada a linha de Hokkaido, também do trem bala conectando Tóquio a Shin-Hakodate Hokuto numa jornada de quatro horas. Futuramente o trem bala também chegará a Sapporo.
Ônibus
O passe também dá acesso às linhas locais de ônibus da JR (JR Hokkaido Bus, JR Bus Tohoku, JR Bus Kanto, JR Tokai Bus, JR Shikoku Bus, West Japan JR Bus, Chugoku JR Bus e JR Kyushu Bus) – sites em japonês.
Ferry
O ferry entre Hiroshima e Miyajima pode ser usado com o JR Rail Pass.
Monotrilho
O passe também é válido para o Tokyo Monorail, monotrilho que conecta o Aeroporto de Haneda à linha Yamanote da JR.
Tipos de passe e valores
Há duas categorias de passe: comum e superior (Green); e três períodos de duração: 7, 14 e 21 dias.
Crianças até seis anos estão isentas. De seis a 12 anos pagam a tarifa especial.
O passe vale realmente a pena para você?
Muita gente acaba lendo apenas sobre o Japan Rail Pass e compra a ideia como a única alternativa. Saiba que há passes regionais e passes de ônibus, que conferem preços mais enxutos por abrangerem regiões menores.
A combinação entre Japan Rail Pass, passes regionais e de ônibus é a dica de ouro para economizar com transporte no Japão.
Como avaliar
- Trace sua rota. Liste as cidades que você pretende visitar e organize seu roteiro de forma linear. Em seguida, calcule o valor de cada trecho a ser percorrido através do Jorudan e/ou Hyperdia;
- Informe-se sobre os inúmeros tipos de passe disponíveis no Japão. Observe suas áreas de cobertura, preços e período de uso;
- Feito isso, compare seu roteiro e preços anotados com os passes desejados e avalie se é ou não vantajoso adquirir o Japan Rail Pass.
Fiquei no Japão por 30 dias e usei o Japan Rail Pass em apenas sete. Nos dias restantes combinei passe de ônibus com passes regionais e obtive uma ótima economia.
O passe tem data de validade?
Sim. Você deve trocar a ordem de compra pelo passe até 90 dias depois da compra.
Há limitações?
Sim. Não é possível usar o passe em dois tipos de trem bala: o Nozomi (conectando Tóquio a Hakata) e o Mizuho (conectando Shin-Osaka a Kagoshima-Chuo). Tanto o Nozomi quando o Mizuho são tipos de trem bala que percorrem a rota com maior velocidade e menos paradas. Há outro tipos de trem bala que percorrem a mesma trajeto, porém, com mais paradas e para esses não há limitação de uso do JR Rail Pass.
Não é possível também viajar por rotas expressas de ônibus operadas pela JR Bus e em algumas rotas locais da JR Bus.
Onde comprar
O passe pode ser adquirido numa agência autorizada. Consulte as agências disponíveis no Brasil.
Você receberá em casa uma ordem de compra, um voucher. Ao chegar no Japão, esta será trocada num escritório da JR de alguma estação grande pelo Japan Rail Pass. Procure a estação por cidade.
O meu comprei no Centro de Visto Japonês em São Paulo e o troquei na estação de Quioto.
Como usar
Legal. Então você já sabe o que é, estudou seu trajeto e, inclusive, já o comprou o passe.
Depois de ter feito a troca da ordem de compra pelo Japan Rail Pass, você precisa estabelecer a data inicial para ele começar a valer. Note que a partir desta data o seu passe tem a validade de 7, 14 ou 21 dias – de acordo como que você tiver comprado.
Você pode trocar a ordem de compra pelo Japan Pass de outra pessoa?
Não, a pessoa que usará o passe obrigatoriamente deve fazer a troca.
Como acho o trem?
Procure no Jorudan e/ou Hyperdia o trem desejado vá à estação. Lá, procure o trem no painel e siga para a plataforma de embarque.
Assento reservado ou não reservado?
Na maioria das estações a reserva não é obrigatória. Os trens geralmente não esgotam os assentos.
Entretanto, há alguns trens como o Narita Express (que leva os passageiros do Aeroporto de Narita até a estação de Tóquio) que exigem a reserva do assento.
Salvo algumas poucas exceções, fazer a reserva é interessante se você viaja na alta temporada (ano novo japonês, golden week, contemplação das flores das cerejeira e das folhas de outono) ou com um grupo de pessoas. A reserva é gratuita para detentores do passe. Chegue na estação de trem, dirija-se ao guichê midori no madoguchi, diga do trem que você gostaria de pegar e reserve o assento.
Entrando no trem
Se você não tiver um bilhete reservado o próprio passe funciona como a sua passagem. Apresente-o juntamente com o seu passaporte para o funcionário nas catracas – onde você insere o bilhete para ter acesso às plataformas de embarque.
Não sendo um assento reservado, preste atenção às indicações no lado de fora dos vagões. Entre no vagão que diz non-reserved, escolha um assento e boa viagem.
Com o assento previamente reservado, tanto a plataforma de embarque, quanto vagão e assento estarão discriminados no bilhete. Dirija-se ao vagão indicado e espere na fila para entrar.
よい旅行を! (yoi ryokō o: Boa viagem!)
Reserve seu hotel no Japão
Referências e Notas Explicativas