Quando o assunto é transporte público o metrô de Seul é destaque no mundo. Pela facilidade, comodidade e eficiência é o meio de transporte escolhido pela maioria dos que visitam a capital sul-coreana. Confesso que fiquei impressionando com sua abrangência e eficácia.
Seus atuais 331,5km de extensão são distribuídos em 18 linhas e 627 estações. É uma das redes metroviárias mais movimentadas do mundo, transportando anualmente mais de 2 bilhões de passageiros. A primeira linha foi inaugurada em 1974 e desde então vem crescendo rapidamente.
Mesmo com o metrô em movimento a conexão 4G é consistente e abrangente. Antenas dispostas em intervalos de 300 a 400 metros garantem a distribuição do sinal em banda larga WiBro (wireless broadband) por todo o percurso.
A maioria dos trens têm telas de TV digital que informam os nomes das estações por vir, notícias, números da bolsas de valores e exibem animações.
Na maioria dos trens, arrisco-me dizer que em todos, há ar condicionado e assentos aquecidos.
Quase todas as estações têm portas protetoras, isolando a passageiro dos vagões até o momento em que o trem esteja completamente parado.
Em algumas estações há gôndolas digitais de mercado, nas quais a pessoa acha o que gostaria de comprar, scaneia o QR Code e recebe o produto em casa.
Todas as transferências entre as estações são gratuitas. Todas as linhas aceitam o pagamento com o T-Money (cartão recarregável).
Nos vagões há gravações em áudio que informam as próximas estações, possíveis transferências e o lado da saída em coreano e inglês. Nas estações de maior circulação essa gravação também é anunciada em japonês e em mandarim.
O metrô de Seul é o único no mundo a usar telas LCD coloridas em todas as estações da sua rede informando o tempo real para a chegada do trem. Esta informação também está disponível em aplicativos para smartphones.
Todas as informações de direção estão escritas em coreano, inglês e em hanja (ideogramas utilizados no coreano).
Várias estações e pontos de ônibus têm quiosques interativos conhecidos como Digital View. O dispositivo têm duas telas touch, uma de 42 polegadas e outra suplementar de 17. A tela maior mostra um mapa do metrô, um serviço de mapas Daum Maps[3], conteúdo de entretenimento, notícias e pontos de interesse ao redor da estação. A tela menor fornece um serviço VoIP – parecido com o Skype. Você pode usar o seu cartão T-Money para pagar o serviço de ligação telefônica.
Tudo isso faz com que o metrô de Seul seja considerado um dos melhores do mundo.
Continue lendo o post para saber mais sobre:
- Como usar o metrô;
- Horário de funcionamento;
- Quanto custa? Como pagar?;
- Decifrando a sinalização do metrô;
- Preste atenção às saídas;
- Lockers;
- Calcule a rota do seu trajeto;
- Linhas;
- Expansão das linhas;
Como usar o metrô
Primeiro, identifique a entrada através do totem com o símbolo do metrô.
Logo que você entrar na estação necessitará de um cartão para poder usar o serviço. Compre um cartão T-Money em alguma loja de conveniência por KRW 2,500 e carregue-o nas máquinas de recarga disponíveis na estação. Ou, compre um cartão dentro da própria estação.
A tarifa é calculada de acordo com a distância percorrida. Assim sendo, você passa o seu cartão no leitor e a tarifa básica será memorizada. Assim que você chegar no seu destino passe o cartão novamente e a tarifa final é debitada.
Se precisar fazer alguma transferência não se preocupe. É gratuita e ao desembarcar siga as sinalizações.
Horário de funcionamento
Todos os dias das 5h30 à meia noite.
Quanto custa? Como pagar?
Passageiro |
T-money |
bilhete |
Regular (19 ou mais) |
KRW 1,050 |
KRW 1,150 |
Jovem (13-18 anos) |
KRW 720 |
KRW 1,150 |
Criança (6-12 anos) |
KRW 450 |
KRW 500 |
10km – 40km: KRW 100 para cada 5km
Mais de 40 km: KRW 100 para cada 10km
Esta tabela está originalmente disponível no portal Visit Seoul[5] em inlgês.
Bilhete avulso
É possível comprar bilhetes avulsos para percorrer a rede de metrô. A tarifa é mais cara, não há integração com o ônibus e você precisa digitar as estações de origem e destino para obter o valor correto da tarifa.
De qualquer maneira, se quiser comprar o bilhete as máquinas de venda são auto explicativas e operam em coreano, inglês, japonês e chinês. Quando você for embora de Seul pode devolver o cartão e receber o valor do depósito (KRW 500) feito para a aquisição do mesmo.
Se você for percorrer poucos trechos específicos é uma opção a se considerar.
Cartão T-Money
De longe é a opção mais vantajosa para quem passará alguns dias na capital e usará bastante o transporte público. Você compra o cartão em lojas de conveniência ou em máquinas de venda por KRW 2,500 e o recarrega quando necessário. As recargas vão de KRW 1,000 a KRW 90,000. As máquinas operam em coreano, inglês, japonês e mandarim.
Com o cartão recarregável você pode pagar por viagens de metrô, ônibus, taxi, usar lockers em estações de metrô e comprar comida em lojas de conveniência. E ainda, o cartão confere desconto de 10% da tarifa cheia.
Decifrando a sinalização do metrô
Mapa da estação
Nas plataformas de embarque há um mapa com detalhes sobre a estação, suas saídas e o sua configuração. Os círculos amarelos indicam as saídas e o vermelho a sua localização no momento. Os mapas também mostram pontos de ônibus e pontos de interesse por perto.
Acesse o site do Governo Metropolitano de Seul para ter acesso aos mapas de várias estações.
Integração e transferencias
No mapa do metrô haverá um vortex com as cores amarelo, vermelho e azul[9] indicando que a estação conecta-se com uma ou mais linhas. Se quiser fazer transferência, ao sair da plataforma de embarque siga a sinalização com a cor da linha desejada que indicará o caminho para a outra plataforma de embarque.
Preste atenção às saídas
Notei algo muito interessante no metrô de Seul, que todas as estações têm muitas saídas e essas são sempre indicadas. Em toda coordenada que é fornecida para se chegar a algum lugar usando o metrô sua indicação vem acompanhada do número da saída que a pessoa deve usar. Incrível!!!
Dentro das estações as saídas estão sempre bem indicadas. Basta seguir as placas.
Lockers
Você sabia que muitas estações de metrô têm lockers?
O custo é cobrado por hora. O locker pequeno custa KRW 2,000 e o locker maior KRW 3,000.
Como guardar seu volume?
- Na primeira tela selecione 물품 보관하기 (armazenagem);
- Escolha o locker desejado (estará em azul) e pressione 확인 (confirmar);
- Método de pagamento: 1)T-money; 2)cartão de crédito; 3)celular; 4)dinheiro;
- Caso selecione pagar com o T-Money posicione-o no leitor de cartão;
- Abra o locker e coloque seus pertences dentro;
- Feche-o;
Como recuperar seu volume?
- Selecione a opção 5)물품찾기 (retirada);
- Selecione a opção 1)본인이 보관한 물품 찾기 (retirar pertences);
- Selecione o método de pagamento escolhido para armazenar sua encomenda. Lembrando: 1)T-money; 2)cartão de crédito; 3)celular; 4)dinheiro;
- Caso tenha selecionado o cartão T-Money, encoste-o no leitor;
- Pressione 예 (Sim, retirar meus perteneces);
- Abra o locker e retire seus pertences;
- Feche-o;
Calcule a rota do seu trajeto
Existem alguns aplicativos com o mapa de Seul que podem ajudar e muito na hora de decidir qual linha de metrô e estação usar. Se quiser um aplicativo bem legal com mais mapas de metrô além do de Seul sugiro baixar o All Subway (disponível na Apple Store por USD 0.99 – não encontrei equivalente para Android).
Outro aplicativo interessante, entretanto dedicado ao metrô de Seul, é o Subway Korea (disponível na Apple Store gratuitamente). É um aplicativo em inglês que possibilita o cálculo de rota.
Para quem consegue ler e escrever em coreano há dois aplicativos excelentes e que os coreanos usam: Daum Maps e o Naver Maps. Ambos estão disponíveis na Apple Store gratuitamente (Daum Maps; Naver Maps). Você também os encontra para Andoid na Google Play (Daum Maps; Naver Maps).
Há um site muito útil chamado 5678SRMT e nele é possível, além de calcular a sua rota, baixar o mapa da rede do metrô em pdf.
Para quem quiser calcular a rota pela internet usando o site do Daum Maps sugiro primeiro aprender a ler e escrever em coreano (leia o post como aprender coreano) e depois aprender a usar o site e calcular. No post Transporte público – tudo sobre ônibus em Seul ensinei o passo-a-passo. Depois que selecionar a origem e o destino, clique em 대중교통 (transporte público) e selecione 지하철 (metrô) ou 버스+지하철 (metrô e ônibus).
Linhas
Linha 1 – azul |
Esta foi a primeira linha do metrô de Seul. A estação de Seul está bem no centro da linha. Com o tempo, foi estendida até Suwon, Incheon, Cheonan e outras áreas. |
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Linha 2 – verde |
Esta é uma linha circular que conecta vários destinos polulares como as estações de Hongik University, Sinchon, City Hall, Dangdaemun History and Culture Park, Jamsil, Samseong e Gangnam. |
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Linha 3 – laranja |
Esta linha vai de Islan em Gyeonggi para o sul de Seul. Passa por Sinsa, Apgujeong, Terminal Expresso de Ônibus, Anguk e Jongo 3-ga que dá acesso ao popular Insadong. |
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Linha 4 – azul celeste |
Conecta parte do norte ao sul da capital. Nesta linha você encontra Daehangno (estação Hwehya), Dongdaemun Market, Myeongdong, Namdaemun, e a estação de Seul. |
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Linha 5 – roxo |
Conecta o aeroporto de Gimpo a Seul. A linha também conecta-se às linhas 1 e 3 na estação Jongno 3-ga. |
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Linha 6 – marrom |
Nesta linha você encontra o Estádio da Copa do Mundo e Itaewon. |
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Linha 7 – verde oliva |
A linha começa em Euijeongbu no norte de Seul e se extende até Gangnam. |
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Linha 8 – rosa |
Esta linha conecta o sul da capital a Seongnam. No curso da linha você encontra a conhecida área de compras Munjeong-dong, assim como o maior mercado de Seul o Nongsanmul Market, e também o Garak Market, popular por seus peixes e produtos agrícolas. |
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Linha 9 – dourado |
É uma das linhas mais novas. Sua construção fora completada em 2009 e liga o aeroporto de Gimpo ao distrito de Gangnam. |
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Bundang – amarelo |
Esta linha liga o distrito de Gangnam à área residencial de Bundang. |
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Sinbundang – vemelho |
Foi a primeira linha sem motorista a operar na Coréia do Sul. Conecta Gangnam, Pangyo e Jeongja. |
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Jungang – esmeralda |
A linha conecta a estação Yongsan e a estação Yongmun. |
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Gyeongui – esmeralda claro |
Esta linha parte da estação de Seul e vai até Munsan, a estação mais próxima à fronteira com a Coréia do Norte. Da estação de Munsan é possível visitar a Zona Desmilitarizada. |
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Gyeongchun – verde primavera |
Finalizada em 2010, conecta com a linha 7 na estação Sangbong e termina na estação Chuncheon. |
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Linha do Aeroporto |
Esta linha conecta ambos os aeropotos (Gimpo e Incheon) com o centro de Seul. |
Esta tabela está originalmente disponível no portal Visit Seoul[15] em inlgês.
Expansão das linhas
O que já era bom sempre pode ficar melhor. Para os próximos 10 anos (até 2025) Seul planeja expandir e implementar 10 novas linhas, acrescentando 90km à rede já existente de 331,5km. Somando a quilometragem o metrô tem previsão para ter uma rede de 421,5km.
Com base no mapa traduzido e elaborado pelo BusinessKorea[17] as maiores mudanças acontecerão em três áreas: oeste, nordeste e sudeste. No oeste de Seul serão abertas quatro novas linhas. No nordeste duas novas linhas e uma extensão. No sudeste uma nova linhas e duas extensões.
Imagem de capa por Baya Khodja (CC BY-NC-ND 2.0)
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Referências e Notas Explicativas