Confira 20 super dicas de Londres testadas e aprovadas. História, cultura e fácil acesso fazem da cidade um destino para o ano inteiro. Desfrute mais a cidade com essas ótimas dicas de economia.
Compre um Visitor Oyster Card
Londres a pé e de bicileta
Telefonia móvel e internet
Viajar com internet nos proporciona muito conforto e comodidade. Há um acordo entre a Comunidade Europeia e outros países signatários de roaming internacional sem custo adicional. Isso quer dizer que se um plano é contratado no Reino Unido o mesmo funcionará sem custo adicional nos países signatários do acordo.
Leia Celular na Europa: roaming internacional sem custo
London Pass
Atrações gratuitas
Gastronomia local
Fugindo um pouco do já conhecido fish and chips, que tal experimentar algo diferente?
Comece o dia com um full English breakfast: feijões, salsichas, ovos, tomates, cogumelos, bacon e torradas para acompanhar.
Para o almoço, que tal experimentar pork pie, a tradicional torta de porco? Servida fria e acompanhada ou não de salada, é feita com até quatro cortes do porco e uma geléia também de porco. Sua massa equilibrada entre maciez e crocância envolve o recheio, transformando a torta numa das comfort foods britânicas mais apreciadas.
O hotel Edition serve um delicioso pork pie. Leia Pork pie: almoço tradicional em Londres.
Ou ainda, um prato típico de East End pie and mash with liquor and eels (torta com purê, molho e enguias). Seguindo o curso do Tâmisa até Greenwich esse prato é onipresente na cultural local. O Goddards at Greenwich alimenta a classe operária desde o final do século XIX.
E claro, domingo é dia de Sunday roast, um assado com acompanhamentos servido num almoço prolongado.
China Town e Brick Lane
Londres abriga um mundo dentro de si. É natural que sua gastronomia seja tão variada quanto as etnias que abriga.
A cidade tem sua própria China Town recheada de bons restaurantes para comer dim sum (uma espécie de ravioli cantonês).
A forte influência indiana e paquistanesa, por conta do passado colonial, faz de Londres um epicentro cultural e gastronômico de ambas as culturas. Brick Lane detém a maior concentração de estabelecimentos indianos da cidade e é uma ótima opção para comer bem e por um bom preço.
Pubs
O pub é uma instituição no Reino Unido. Seja dia seja noite, sempre está aberto e oferece opções para beber e comer.
Experimente pedir um pint (dose de 500ml) de cerveja ou cidra. Para acompanhar há comidinhas ou apenas outra dose. Muitos pubs oferecem almoço e os pratos mais tradicionais são salsicha com purê, torta com purê, Shepherd’s pie, fish and chips e salsichas empanadas.
Como escolher um pub dentre tantas opções? A taxa de locais que frequentam é o veredito. Quando mais locais, mais original.
Chá da tarde
Chá é paixão nacional e um ritual no Reino Unido. Tomar um chá da tarde é um mimo e uma ode à cultura do chá. Há hotéis e estabelecimentos que oferecem a experiência do Afternoon tea.
O Hotel Dorchester oferece uma experiência incrível e deliciosa para esquentar a tarde.
Gorjeta
A gorjeta não é prática cultural. Se você não deixar algo pelo serviço os prestadores de serviço não farão cara feia. Em restaurantes e hotéis costuma-se constar o acréscimo de 10% na conta. Caso não esteja descrito, cai bem deixar 10% para quem prestou o serviço.
Londres vista de cima
Londres tem algumas ótimas opções de prédios, monumentos e parques para ver a cidade de cima como: Coca-Cola London Eye, Monument, The Shard, Tower Bridge Experience, Tate Modern, Primerose Hills, teleférico da Emirates, Greenwich Park, One New Change, The Orbit e St. Paul’s Cathedral.
Mercados
Os mercados são uma grande atração em Londres. Há muitos espalhados pela cidade e acontecendo em dias diferentes. Vende-se muita comida gostosa, produtos locais, artesanais e únicos.
Algumas sugestões: Columbia Road Flower Market, Brick Lane Market, Borough Market, Portobello Road Market, Old Spitalfields Market e Sunday Upmarket.
Compras
Ingressos baratos para musicais em West End
Quando ir?
Londres é um destino a ser visitado durante o ano todo. Contudo, como qualquer lugar tem alta, baixa e média temporada. Escolher bem a época da visita é fundamental para aproveitar ao máximo a viagem.
Alta temporada
- De junho a agosto;
- Dias mais longos;
- Temperaturas mais elevadas;
- Mais movimento;
- Época dos festivais;
- Maiores preços;
Média temporada
- De abril a maio e de setembro a novembro;
- Dias ficando mais longos, e dias ficando mais curtos;
- Temperaturas mais agradáveis;
- Maior incidência de dias chuvosos em novembro;
- Movimento normal;
- Preços normais e algumas promoções;
Baixa temporada
- De dezembro a fevereiro;
- Dicas mais curtos;
- Temperaturas mais baixas;
- Baixo movimento;
- Preços mais baixos;
Hospedagem
Day trips
Londres tem muito para se fazer e conhecer. Porém, quando se cansar da cidade aproveite para visitar seus entornos. Conheça Stonehenge, Bath, Oxford, Windsor Castle, Lake District e Cotswolds. E por que não Paris?
Companhias low costs
Londres tem cinco aeroportos ao seu redor (Heathrow, Gatwick, City, Luton e Stansted). Se estiver na Europa e voar para Londres, opte por chegar em aeroportos que recebam voos low cost.
Estude o destino
Antes de embarcar para qualquer destino estude um pouco sobre o lugar. Certamente a viagem se torna mais interessante. Londres tem muita história e cultura. Programar-se otimiza a visita.
Voltagem e tomada
A voltagem no Reino Unido é de 220v. Fique atento aos seus equipamentos eletrônicos e leve consigo um pequeno transformador caso venha de alguma cidade brasileira com voltagem 110v.
Leve também um adaptador universal, pois a tomada no país é do tipo G.
Salve para ler depois
Esta viagem foi feita com pontos Multiplus e com o apoio do Visit Britain. Saiba Como juntar pontos no cartão e viajar mais.