Não sou católico, mas sei que todo praticante faz o sinal da cruz ao entrar numa igreja ou ao se deparar com uma cruz. Em Minas Gerais, pode ser difícil manter a tradição com tantas igrejas e cruzes espalhadas pelas cidades. Tive a oportunidade de conhecer Tiradentes e São João del Rei e um certo tipo de cruz chamou a minha atenção: a Cruz de Nossa Senhora.
Elas são brancas, amarelas, azuis, beges, vermelhas e multicoloridas. Feitas de papel crepom, chita e fuxico. Há cruzes novas e até algumas esquecidas pelo tempo. De qualquer maneira, são onipresentes e adornam portas e batentes.
Curioso, perguntei para alguns tiradentinos o seu significado e por que a maioria as colocava nas portas. Escutei de tudo um pouco:
“Dia 3 de maio é o dia mundial do crucifixo. Maio é o mês de Nossa Senhora. Por isso coloca-se o crucifixo na porta, para quando Nossa Senhora passar abençoar o lar, tirar o agouro e mau olhado.”;
“Coloca-se a cruz nas portas de entrada e de saída. Em maio, quando Nossa Senhora visita as casas ela traz bênçãos.”;
“Sempre foi feito assim, por via das dúvidas continuo a fazer.”;
“A cruz é colocada na porta para comemorar os nove meses do menino Jesus, que nasceu em 25 de dezembro. Em maio, a Nossa Senhora abençoa as casa que tiverem a cruz.” – Achei engraçado o fato da pessoa nem ao menos questionar a matemática que, nem de longe, bate.
Versões a parte, fato é que na madrugada de 3 de maio, uma tradição católica é anualmente renovada[1]. Neste dia celebra-se o dia da Santa Cruz – data em que Santa Helena (mãe do imperador Constantino) encontrou a verdadeira cruz em que Jesus foi crucificado[2].
Curiosidade: no local foi construída a Basílica do Santo Sepulcro – Cidade Velha de Jerusalém, Palestina[3].
Em Tiradentes, na véspera do dia da Santa Cruz, as cruzes de papel são renovadas, e às mais resistentes (plástico e outros materiais) é colocado uma flor pois acredita-se que Nossa Senhora passa pelas ruas entrando nas casas de quem tem uma cruz na porta.
A cruz se tornou um amuleto, símbolo de boa sorte e superstição. Ai de quem não colocar a sua cruz na porta!
Fotos por Alexandre Disaro.
Faça sua reserva em Tiradentes pelo Viver a Viagem e ajude a manter o site. Não custará nenhum centavo a mais para você.
Referências e Notas Explicativas