Quanto mais nos distanciamos da nossa cultura, mais desafiador pode ser planejar uma viagem. Seja pela barreira linguística seja pelo demorado voo, ir à Coréia do Sul parece um destino distante de muitos. Contudo, fazer uma viagem para lá é mais fácil do que você imagina. Para auxilia-lo na elaboração de um roteiro compartilho 18 dicas testadas e aprovadas.
1. Alugue um pocket wi-fi
Já ouviu falar do pocket wi-fi? Ele funciona como um roteador portátil que capta o sinal 4G e o distribui para os equipamentos que você conectar. Aluguei um com uma bateria extra através da Pocket Wifi Korea. Contratei o serviço aqui no Brasil via site e retirei aparelho no aeroporto de Incheon. Ao me despedir de Seul entreguei-o no mesmo lugar da retirada. Com a internet você pode usar o Google maps, Skype, consultar preços e trajetos de trem através do Korail, entre tantas outras utilidades.
2. Conheça o KR Pass
3. Baixe os mapas dos metrôs
Além de Seul, Busan, Daegu, Daejeon e Gwangju também têm metrô. Para o mapa do capital há um site super legal chamado 5678SMRT. Usei também um aplicativo chamado All Subway para iOS que é fantástico. Não só tem os mapas de metrô das principais cidades como também de linhas ferroviárias. Você o encontra para baixar na Apple Store por USD 0.99 – não achei equivalente para Android. Outra dica interessante é baixar os mapas em pdf ou jpeg e acessá-los através do Google Drive ou Dropbox.
Associado à internet os mapas no celular são práticos e podem promover até a interação através de cálculo de rotas, horários e a situação do sistema metroviário. Contudo, não use apenas mapas digitais, eles podem falhar. Tenha sempre o velho e bom mapa de papel à disposição.
4. Conheça o site Visit Korea
Quando planejamos uma viagem nos munimos de livros, sugestões de amigos, blogs e sites. Há um site ótimo chamado Visit Korea rico em informações para ajudar a sua viagem.
5. Tenha um guia de viagens consigo
Por falar em livro, gosto muito dos guias de viagem da Lonely Planet. Compro o ebook e o carrego sempre comigo. No próprio site, para cada guia eles disponibilizam um pdf com o conteúdo do livro. O da Coréia do Sul você tem acesso aqui.
6. Aprenda o básico de coreano
Muitos jovens falam inglês na Coréia do Sul. Contudo, aprender um pouco do idioma é fundamental. Você não necessariamente precisa adquirir fluência para visitar o país. Aprenda a contar até 10, cumprimentos, verbos básicos, alguns adjetivos e substantivos relacionados às situações corriqueiras de um turista. Confira o post sobre como aprender coreano.
7. Em Seul compre o cartão T-Money que integra o transporte público ao invés de tickets avulsos
O T-Money é um cartão de recarga usado para o transporte público em Seul. O saldo creditado também serve para fazer compras em várias lojas, restaurantes e mercados.
8. Conheça as low-cost coreanas
A Coréia do Sul é um país pequeno. É possível cobrir as distâncias apenas com os trens. Para se ter como referência, um trem partindo do extremo sudeste (Busan) com destino a Seul (extremo noroeste) leva 3h15. Contudo, se desejar é possível voar a baixos custos. Cito quatro low costs coreanas para referência: Eastar Jet, Jeju Air, Jin Air e T’way Airlines.
9. Do aeroporto para Seul
Seul tem dois grandes aeroportos internacionais: Incheon (ICN) e Gimpo (GMP).O Aeroporto Internacional de Incheon (IATA: ICN, 인천국제공항 em coreano) é o maior aeroporto da Coréia do Sul e um dos mais movimentados do mundo. O acesso do aeroporto ao centro de Seul é feito de trem, metrô, ônibus ou taxi. Link para o a seção De e Para o Aeroporto. Fui e voltei de metrô. No site da AREX (Incheon Airport Rail Express) você tem acesso à tabela de partidas e tarifário. Uma passagem de metrô do aeroporto até a estação central de Seul sai por ₩3950. A linha se integra com diversas linhas de metro.
10. Baixe o aplicativo do Google Translate
O aplicativo é fundamental para os que não falam a língua coreana. A tradução está longe da perfeição mas é uma grande ajuda. Com ele é possível inserir palavras e sentenças através da voz, digitação, escrita cursiva e até mesmo através da captura de imagem. A tradução pode ser mostrado à pessoa com quem se fala, facilitando a interação. Claro, é um serviço online e precisa ser usado com uma conexão de internet.
Baixe-o gratuitamente na Apple Store ou na Google play.
11. Tenha impresso o endereço do seu hotel em coreano
Dica fundamental para toda e qualquer viagem, principalmente para países que você não consegue ler, escrever nem se comunicar na língua nativa.
12. Saiba onde sacar dinheiro
13. A cultura da gorjeta é inexistente
14. Conheça as lojas de conveniência
Quando estiver na dúvida de onde achar algo dirija-se a uma delas. Vendem de tudo um pouco: serviço postal e de despacho de pacotes (Hanjin); fotocópia, fax, caixa eletrônico, carregadores de celular, perfumaria, comidas quentes e frias e bebidas.
As principais franquias são: 7-Eleven, FamilyMart, Mini Stop, With Me, CU, GS25 e Buy the Way.
15. Onde lavar sua roupa
Lavandeira em coreano é 세탁 (settak). Por KRW 4000 e KRW 7000 você tem suas roupas lavadas, secas e dobradas. Lembro de ter visto algumas ao caminhar pelas ruas de Seul. Há também lavanderias self-service 빨래방 (ballaebang) que funcionam com moedas e são menos frequentes.
16. Informações turísticas gratuitas por telefone
Há na Coréia do Sul dois serviços super interessantes para se obter respostas a diversos questionamentos sobre atividades do dia-a-dia e informações turísticas gratuitamente: o Dasan Call Center e o Korea Hotline. Quando estive em Seul usei o Korea Hotline para verificar se o Palácio de Changdeok (Changdeokgung) estaria aberto no dia seguinte e quanto tempo levaria para conhecê-lo (!).
O primeiro, é direcionado para auxiliar quem vive na cidade e precisa solucionar problemas dos mais diversos como: tirar uma carteira de habilitação ou até mesmo pedir uma pizza por telefone. O atendimento pode ser feito em cinco línguas estrangeiras (inglês, chinês, japonês, vietnamita e mongol), além do coreano.
O segundo é operado pela Organização de Turismo da Coréia do Sul (KTO) e tem como foco o turistas viajando pelo país, informando-o sobre as diversas atrações, transportes, acomodações, restaurantes, compras, festivais e demais dúvidas relacionadas ao turismo.
Como ligar para o Dasan Call Center?
Ligação dentro da área metropolitana de Seul: 120
Ligação fora da área metropolitana de Seul: 02-120
Ligação fora da Coréia do Sul: +82-2-120 or +82-2-731-2120
Site em inglês: Dasan Call Center
Como ligar para o Korea Hotline?
Ligação dentro da área metropolitana de Seul: 1330
Ligação fora da área metropolitana de Seul: 02-1330
Ligação fora da Coréia do Sul: +82-2-1330
Site em inglês: Korea Hotline
17. Como chegar à Coréia do Sul?
Aeroportos
A maneira mais fácil de se chegar à Coréia do Sul é de avião. Há nove aeroportos internacionais espalhados pelo país: Incheon, Gimpo, Gimhae, Daegu, Jeju, Muan, Yangyang e Cheongju.
Ferry
Outra opção interessante é chegar de ferry vindo de algum país vizinho. Para quem estiver no fim do passeio pela transsiberiana é possível embarcar de Vladvostok na Rússia para Donghae; ou até mesmo de Qingdao, Weihai ou Tianjin na China para Incheon. Quem estiver no Japão há ferries que partem de Fukuoka e Shimonoseki com destino a Busan; ou de Sakaiminato com destino a Donghae.
Rússia – Coréia do Sul
Vladivostok (Rússia) – Donghae (Coréia do Sul): DBS Ferry
China – Coréia do Sul
Dandong (China) – Incheon (Coréia do Sul): Dandong Ferry
Dalian (China) – Incheon (Coréia do Sul): Dain Ferry
Yingkou (China) – Incheon (Coréia do Sul): Yingkou Ferry
Qinhuangdao (China) – Incheon (Coréia do Sul): QininFerry
Yantai (China) – Incheon (Coréia do Sul): Hanjung Ferry
Lianyungang (China) – Incheon e/ou Pyeongtaek: Lygferry
Weihai e/ou Qingdao (China) – Incheon (Coréia do Sul): Weidong
Tianjin (China) – Incheon (Coréia do Sul): Jinchon
Rizhou (China) – Pyeongtaek (Coréia do Sul): Rizhou Ferry
Weihai (China) – Pyeongtaek (Coréia do Sul): PJ Ferry
Japão – Coréia do Sul
Fukuoka (Japão) – Busan (Coréia do Sul): JR Beetle
Fukuoka (Japão) – Busan (Coréia do Sul): Korea Ferry (Camelia Line)
Fukuoka (Japão) – Busan (Coréia do Sul): Kobee
Shimonoseki (Japão) – Busan (Coréia do Sul): Pukwan
Osaka (Japão) – Busan (Coréia do Sul): Pan Star
Sakaiminato (Japão) – Donghae (Coréia do Sul): DBS
18. Saiba onde fica a embaixada brasileira
Teve o seu passaporte perdido ou roubado? Saiba chegar à embaixada brasileira para solicitar um novo. Contate a seção de passaportes da embaixada em Seul por telefone ou e-mail. Embaixada do Brasil em Seul – Passaporte
Endereço: 141, IHN Gallery Bldg., 4-5th Fl., Palpan-dong, Chongro-gu, Seoul, Republic of Korea
Endereço em coreano: 서울특별시 종로구 팔판동 141 인갤러리 빌딩 4, 5층
Salve e leia depois
Reserve seu hotel na Coréia do Sul
Referências e Notas Explicativas