Confira super dicas de Paris testadas e aprovadas. História, cultura e fácil acesso fazem da cidade um destino para o ano inteiro. Desfrute mais a cidade com essas ótimas dicas.
Compre o passe certo de transporte público
Paris a pé e de bicicleta
Telefonia móvel e internet
Viajar com internet nos proporciona muito conforto e comodidade. Há um acordo entre a Comunidade Europeia e outros países signatários de roaming internacional sem custo adicional. Isso quer dizer que se um plano é contratado na França o mesmo funcionará sem custo adicional nos países signatários do acordo.
Leia Celular na Europa: roaming internacional sem custo
Museum Pass
Atrações gratuitas
Capital mundial da gastronomia
A gastronomia francesa é mundialmente conhecida e Paris é o seu epicentro. Há muitas opções de gastronomias regionais da França, assim como de países francofonos.
Bistrô
Quem aí não pensa em bistrôs ao se referir a Paris? Restaurantes pequenos, com poucas mesas, menu conciso e pratos com o que o chefe comprou no dia; assim como quem prepara a comida é a mesma pessoa que lhe atende, e quiçá, cobra a conta.
O bistrô é parte integral do romantismo que se criou pela cidade, assim como é parte da cultura local. Fazer sua refeição e conversar com o chef na maior das informalidades é uma experiência a ser vivida.
Mas fique atento! O bistrô é um restaurante normal e que serve refeições a preços justos. Fuja de roubadas azeitadas pelo estereótipo que o turista nutre misturadas à ideia de bistrô no seu próprio país. Comida na França é assunto sério e francês gosta mesmo é de pagar o preço justo pela sua refeição.
Boulangeries e patisseries
Todo francês tem uma padaria favorita, onde compra seu pão há anos. Pão é outro assunto sério, sendo parte fundamental nas refeições de todo francês.
Igualmente importante são as confeitarias com seus quitutes de encher os olhos. Andares de massas, cremes e frutas que mais parecem joias. Visitar patisseries francesas é tão gostoso como um abraço apertado.
Cafés e as terraces
As terraces são como uma extensão do estabelecimento na calçada. Cadeiras e mesas são postas para os franceses fazerem suas refeições ou tomarem seu café vendo a vida passar.
Talvez a terrace é o elemento visual que mais mexe com o imaginário do turista. Os locais também adoram esse espaço para verem e serem vistos. Além disso, por que fuma-se muito na França e é permitido fumar nessa parte do estabelecimento.
Gastronomias do mundo
Assim como Portugal, Espanha e Reino Unido a França também já teve um vasto império. Muitos imigrantes de suas ex-colônias se estabeleceram em Paris nos últimos 100 anos: senegaleses, camaroneses, argelinos, tunisianos, marroquinos, vietnamitas, laosianos, cambojanos, haitianos e libaneses para citar algumas nacionalidades.
Consigo trouxeram sua cultura, religião e gastronomia. Imigrantes do Oriente Médio ao Caribe e África dão cores e frescor à gastronomia francesa.
Feiras de rua
Uma nuância cultural que chama muito a atenção é o valor que o francês dá à alimentação. Ele busca por qualidade no que consome e essa procura se converte na real qualidade dos alimentos ofertados.
Outro aspecto interessante é que o francês faz compras quase que diariamente, pois ele cozinha suas refeições com muita frequência. Há muitas feiras ao ar livre.
Quando visitar a França, experimente comprar produtos nas feiras e cozinhar sua própria refeição. Peça ajuda para o/a feirante com receitas e dicas de como cozinhar.
Gorjeta
A gorjeta não é prática cultural. Se você não deixar algo pelo serviço os prestadores de serviço não farão cara feia. Em restaurantes e hotéis costuma-se constar o acréscimo de 10% na conta. Caso não esteja descrito, cai bem deixar 10% para quem prestou o serviço.
Paris vista de cima
Entre construções novas e antigas, Paris oferece ótimas opções para ser contemplada de cima: Torre Montparnasse, Torre de Saint-Jacques, Torre Eiffel, Arco do Triunfo, Arco de la Défense, terraço da Printemps Haussmann, terraço da Galeria Lafayette, café do Instituto do Mundo Árabe, torre da Catedral de Notre Dame, cúpula e escadarias da Básilica de Sacre Coeur, ruelas de Montmartre, Parque de Belleville, Centre Pompidou, Balão no Parc André Citroen e terraço do Museu d’Orsay.
Quando ir?
Paris é um destino a ser visitado durante o ano todo. Contudo, como qualquer lugar tem alta, baixa e média temporada. Escolher bem a época é fundamental para aproveitar ao máximo a viagem.
Alta temporada
- De junho a agosto;
- Dias mais longos;
- Temperaturas mais elevadas;
- Baixa precipitação (pouca chuva);
- Mais movimento;
- Maiores preços;
Média temporada
- De abril a maio e de setembro a novembro;
- Dias ficando mais longos, e dias ficando mais curtos;
- Temperaturas mais agradáveis;
- Movimento normal;
- Preços normais e algumas promoções;
Baixa temporada
- De dezembro a fevereiro;
- Dias mais curtos;
- Temperaturas mais baixas;
- Dezembro é o mês mais chuvoso;
- Baixo movimento;
- Preços mais baixos;
- Paris Fashion Week na última semana de fevereiro (hotéis lotados e mais caros);
Hospedagem
Day trips
Paris oferece opções suficientes para turista algum colocar defeito. Ainda assim, para os que desejarem conhecer as redondezas há também muitas opções. Paris é uma excelente base para passeios de um dia.
Algumas sugestões: Palácios de Versailles, Chantilly, Fontainebleau ou Vaux-le-Vicomte; Etretat, Reims e a região de Champagne, Chartres, Mont Saint Michael, cidades da Normandia e a cultura do calvados; e os parques Eurodisney e Parc Asterix.
E por que não Londres ou Bruxelas? Confira 20 super dicas de Londres!
Como chegar?
Avião
Paris tem três aeroportos ao seu redor: Charles de Gaule e Orly, os principais aeroportos da capital e do país; e Beauvais–Tillé o aeroporto das cias low cost. Se escolher voar até ou a partir de Beauvais–Tillé, saiba que o aeroporto dista 100km do centro de Paris. Reserve tempo suficiente para se deslocar.
Trem
Certamente a maneira mais conveniente de se locomover pela França e Europa. Há sete grandes estações de trem: Gare Saint-Lazare, Gare Montparnasse, Gare d’Austerlitz, Gare de Bercy, Gare de Lyon, Gare de l’Est e Gare du Nord.
Ônibus
Outra ótima opção para se deslocar pela França e Europa é o ônibus. A principal rodoviária de Paris chama-se Paris-Gallieni International Bus Station e tem acesso à linha de metrô.
Estude o destino
Antes de embarcar para qualquer destino estude um pouco sobre o lugar. Certamente a viagem se torna mais interessante. Paris tem muita história e cultura.
Voltagem e tomada
A voltagem na França é de 220v. Fique atento aos seus equipamentos eletrônicos e leve consigo um pequeno transformador caso venha de alguma cidade brasileira com voltagem 110v.
Leve também um adaptador universal, pois a tomada no país é do tipo E.
Salve e leia depois
Esta viagem foi feita com pontos Multiplus e com o apoio do Visit France. Saiba Como juntar pontos no cartão e viajar mais.