A Índia é um paraíso para quem gosta de doces. Leite, manteiga e açúcar são a base de qualquer sobremesa por lá. A esses ingredientes são acrescidas especiarias resultando em doces saborosos e reconfortantes. Conheça alguns dos doces indianos mais gostosos que provamos durante a viagem.
Confesso ser apaixonado por doces indianos. Adoro a combinação dos derivados do leite com especiarias das mais diversas. Durante minha passagem por lá, tive a oportunidade de comer muitos doces gostosos e, inclusive, aprender algumas receitas que em breve compartilho.
A Índia é um país continental e proporcionalmente diverso. Há muitas línguas, culturas e cozinhas que habitam num único espaço. Os doces indianos listados foram escolhidos por estarem disponíveis por onde passei – Rajastão, Varanasi, Nova Delhi e em Rishikesh – e refletem a gastronomia local.
Gulab jamun गुलाब जामुन
Um dos queridinhos da Índia. O gulab jamun é um doce esférico feito a base de khoya (um tipo de ricota mais seca) e farinha. Depois de enrolado é frito no ghee (manteiga clarificada), e então mergulhado numa calda açucarada rica em especiarias. Geralmente há cardamomo, água de rosas, açafrão e cravo na calda.
Gosto e textura: o gulab é servido quente e tem uma consistência bem macia, pois está encharcado com a calda. O gosto do cardamomo e da água de rosa se destacam e se fundem com o gosto de leite do khoya.
Gajar ka halwa गाजर का हलवा
Uma iguaria do inverno, o gajar ka halwa é um tipo de doce feito a base de cenoura. Como na maioria dos doces indianos, às cenouras raladas é acrescida a base leite, açúcar e ghee (manteiga clarificada). Além disso, passas, cardamomo e castanhas complementam a mistura a ser bem cozida até quase descolar do fundo da panela.
Gosto e textura: o gosto de cenoura é leve e se mistura ao cardamomo, passas e castanha de caju. A textura lembra um doce de abóbora mais úmido.
Kalakand कलाकंद
O kalakand é uma sobremesa com muitas variáveis e presente tanto na Índia como no Paquistão. Sua base é leite, açúcar, manteiga e, em algumas receitas, leite condensado.
Todos esses ingredientes são cozidos até dar o ponto. O kalakand da foto é a versão de Pushakar, onde o cozimento é finalizado ainda com a presença da calda.
Há outras versões em que o cozimento se encerra quando todo o líquido é evaporado por completo e o kalakand é servido em pequenos cubos mais secos.
Gosto e textura: o gosto predominante é uma mistura de leite em pó e leite condensado. Sente-se também os gostos do pistache e passas. A textura lembra um bolo massudo com muita calda.
Lassi लस्सी
O lassi é uma bebida onipresente tanto na Índia como no Paquistão e tem suas versões doce e salgada.
A versão doce é iogurte batido com algum outro ingrediente e água. Pode ser fruta, mel e/ou especiarias.
O lassi da foto é uma receita típica e especial de uma loja de doces em Pushkar no Rajastão. Depois de pronto é deixado por até cinco horas no pote de barro para ter boa parte da água absorvida, evidenciando a cremosidade do iogurte.
Gosto e textura: o da foto tem gosto forte de cardamomo. A textura é extremamente cremosa, com grumos de creme, pistache, castanha de caju e passas no meio da mistura.
Malpua मालपुआ
A malpua está presente em toda a Índia e em cada região tem sua variável. A da foto, é de Pushkar no Rajastão. A massa é feita com creme de leite e frita no ghee (manteiga clarificada). Depois de frito é mergulhado numa calda bem açucarada para dar o toque final.
Gosto e textura: o gosto é algo entre o leite em pó e leite condensado, acrescidos da doçura da calda. A textura da lembra uma panqueca um pouco mais rígida.
Kheer खीर
O kheer é a resposta indiana ao nosso arroz doce. Ao gosto familiar que conhecemos, acrescente notas de cardamomo e açafrão e diminua a quantidade de canela.
O kheer também pode ser feito com macarrão.
Jaleebi जलेबी
Um dos doces indianos mais simples e onipresentes. É possível encontrá-lo em qualquer esquina de rua. Sua consistência única deriva da farinha de grão de bico e frita em ghee (manteiga clarificada). Sua cor amarelada vem do açafrão.
Depois de frito, os jaleebis são mergulhados numa calda bem doce de açúcar. Algumas até recebem especiarias como o cardamomo.
Gosto e textura: o gosto é extremamente doce. Gosto de pura calda açucarada. A textura lembra uma massa encharcada de manteiga levemente crocante por fora e líquida por dentro.
Rasmalai रसमलाई
Doce de origem bengali e presente em toda a Índia. É composto de duas partes, as esferas feitas de paneer (um tipo de queijo) e do calda doce.
Gosto e textura: a esfera lembra um queijo encharcado de calda doce. Nessa calda tem leite, cardamomo, açafrão, pistache e outros ingredientes. A textura lembra a de uma boa burrata sendo partida.
Ladoo लड्डू
O doce favorito de Ganesha é também um dos mais populares no país. O ladoo tem muitas versões e junto com o peda é um dos doces que são usados como oferenda aos deuses.
Sua versão besan ladoo leva farinha de grão de bico, açúcar, ghee (manteiga clarificada) e cardamomo em pó.
Gosto e textura: o gosto é claro, cardamomo e açúcar. A textura é ao mesmo tempo farelenta e levemente engordurada.
Barfi बर्फी
Os barfis são doces, geralmente, quadrados feitos a base de khoya (um tipo de ricota mais seca) e açúcar. Depois de cozidos muitos são recobertos com varq (uma espécie de folha prateada comestível).
O barfi é popular no norte da Índia e tem suas variáveis regionais. Em Gujarat, por exemplo, usa-se farinha de grão de bico. No Rajastão, produz-se uma espécie de kalakand mais seco e servido em cubos.
Gosto e textura: o gosto é de doce derivado de leite. Algo feito com leite em pó, porém menos doce. A textura é algo como cremoso-farelento.
Kaju pista rolls काजू पिस्ता रोल
Um pequeno vício. Pequeno o suficiente para você nem saber quantos comeu.
Presente em toda a Índia, é como se fosse um barfi mas com a base feita de castanha de caju. Depois de pronto é recoberto com varq (folha prateada comestível).
Gosto e textura: o gosto da pasta em si não lembra a castanha de caju. Contudo, o recheio de pistache é perceptível. A textura lembra a do marzipã.
Kulfi क़ुल्फ़ी
O matka kulfi, ou kulfi, é a resposta indiana ao sorvete.
Rico em gosto de leite e especiarias é mais cremoso, contudo, menos macio que um sorvete, já que sua base leva iogurte.
Gosto e textura: gosto forte de iogurte com cardamomo, açafrão, amêndoas e pistache. A textura é cremosa e ao mesmo tempo não tão macia de tirar do pote. Por vezes, sentimos uma leve textura de raspadinha de gelo.
Milk cake मिल्क केक
Doce simples e reconfortante. Leite integral, açúcar, cardamomo e limão.
Gosto e textura: lembra o gosto do leite condensado cozido indo para um doce de leite, com uma pitada de cítrico. A textura é cremosa e farelenta.
Kaju katli काजू कतली
O kaju katli é o doce mais onipresente em toda a Índia. Assim como o kaju pista rolls, sua composição é uma pasta de castanha de caju. E tradicionalmente é cortado em losangos e recoberto com varq (uma folha prateada comestível).
É o doce dos festivais, das crianças e casamentos.
Gosto e textura: sente-se mais o gosto do açúcar que o da castanha de caju na pasta. A textura lembra a do marzipã.
Loja de doces indianos
Quer conhecer uma loja de doces indianos? Assista nossa visita a uma deliciosa casa de doces em Pushkar, no Rajastão: