Que tal visitar um café polonês em São Paulo? Conheça o Polska 295, café e casa de pierogi. História de família, comida gostosa, bons preços e aconchego.
Dia desses desejei tomar barszcz (sopa de beterraba) e não sabia onde encontrar. Segui a sugestão de um amigo e além da sopa encontrei um cantinho para chamar de favorito.
O espaço é pequeno, algo como 30m², e perfeito para reproduzir o aconchego da cozinha de casa.
E como o próprio nome do estabelecimento diz, o pierogi é a grande atração do café. Esses pequenos pastéis em formato de meia lua são recheados e cozidos. Tradicionais em culturas do leste europeu como a polonesa, eslovaca, ucraniana, russa e bielorussa evocam a comida de conforto perfeita para todas as ocasiões.
O recheio mais tradicional se chama ruskie e é composto por batata e cebola. Além deste, há três outros tipos de recheio salgado (carne, ricota e cogumelo com repolho) além de dois doce (maçã e ameixa).
Os pierogis são feitos de maneira artesanal pela polonesa Iliana Wroski e servidos em porções de cinco, oito e 12 unidades. Peça pela porção mista e prove todos os sabores da casa. E para deixar ainda mais gostoso, acrescente creme de leite azedo e cebolas caramelizadas por cima.
Além dos pierogis há outros pratos deliciosos esperando para serem provados. Experimente o ogorék (pepinos na salmoura); as sopas pomidorowa (sopa de tomate), barszcz (sopa quente de beterraba), chłodnik (sopa fria de beterraba com pepino, iogurte e dill); a salada mizeria (pepinos com creme azedo e dill); o arenque na conserva; a szarlotka (torta de maça); e a serniz (torta de ricota).
Veronica é dona do café e também chef de cozinha. Formou-se em Publicidade no Brasil, estudou gastronomia no The Culinary Institute of America e já trabalhou com cozinheiros renomados, como Charlie Trotter.
Ela é filha de pai polonês e mãe brasileira. Cresceu vendo e provando da excelente cozinha polonesa em casa. Ela conta que sua mãe sempre preparava pratos elaborados e os apresentava com muito carinho.
Seu pai era rígido na educação e gostava de comer muito bem. Por muito tempo foi o responsável pela supervisão da qualidade da comida no Clube 44 – organização criada para reunir os imigrantes poloneses em São Paulo.
Comida elaborada e bem apresentada sempre foi o padrão em casa e Verônica carrega consigo esta referência.
Fotos, livros e memórias da família decoram e dão vida ao ambiente. Quando visitei o café pela última vez Verônica estava lá e conversamos por horas enquanto fotografava.
Foi no clube em que seu pai trabalhava que Verônica conheceu a Iliana e ali estreitaram a amizade. Inclusive, Iliana foi a pessoa que sugeriu a ideia e injetou a coragem que faltava para que o Polska 295 tomasse forma.
Hoje, fornece além dos pierogis, as sopas de beterraba, tomate e também a torta de maçã.
Feliz encontro e achado no coração de Pinheiros.
Polska 295 Café & Pierogi
Rua Simão Álvares, 295, Pinheiros
Tel.: (11) 3360-8090
Segunda a sexta, 9h/22h; e sábado, 10h/18h